quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O Alimento Essencial

escrito por              Sumaya Prado
Brasília, setembro de 2010


É possível fazer da alimentação um cultivo permanente de vitalidade e imunidade.
Em tempos em que temas como ecologia, preservação e economia sustentável estão cada vez mais em pauta, não há como desvincular este tipo de assunto do consumo consciente, da escolha por uma alimentação saudável, do equilíbrio de nossas intenções e ações.
A natureza oferece todos os alimentos para geração, manutenção e preservação da vida. Já os alimentos industrializados, mesmo considerando os ingredientes vegetais presentes, possuem elementos que nosso organismo não reconhece.
Desenvolver hábitos alimentares que reflitam equilíbrio é uma prática que requer muita convicção. Nesta prática diária de escolhas e mais escolhas, podemos alimentar alguns bons hábitos:
Escolher alimentos que promovam a vida. A nossa vida e a de todos os seres.
Cultivar a gratidão por todos que participam do processo para que a fartura chegue à nossa mesa.
Respeitar o alimento, não desperdiçando nada, nunca! A comida que cada um joga fora, junto com o que tantas outras pessoas desperdiçam no mundo inteiro, poderia alimentar boa parte dos que não tem o que comer.Não necessariamente nessa ordem. “Se o apetite é um presente, e a gula, um pecado, então o desperdício é um crime” B. K.S Iyengar – Luz na Vida.
Praticar a moderação, poucas necessidades e todas bem satisfeitas. Em todos os sentidos, uma das receitas mais harmoniosas.
Celebre a simplicidade e deixe que isso se reflita em seu prato, em seu olhar, em sua vida.

Estes entre tantos outros temas, receitas e mais receitas, dicas e curiosidades, é a proposta que apresento na Oficina do “Alimento Essencial”, que é também o nome de meu livro (em fase de acabamento).
A terceira edição deste curso aconteceu sábado dia 25 de setembro de 2010. Agradeço a todas as alunas e alunos de Yoga que alimentam esta idéia.
Vejam as fotos de todas as oficinas no link:




Boas práticas!

 Sumaya Prado

Sumaya é professora de yoga em Brasília
sumayaprado@yahoo.com.br







6 comentários:

  1. tenho que me divorciar mesmo do chocolate e do açúcar. Não tenho mais espaço para esses dois amantes. Fim de relação! hehe

    ResponderExcluir
  2. Viva a divercidade de sabores naturais e beneficos ^^

    ResponderExcluir
  3. Muito mais que uma oficina que trata do "alimento essencial", esse sábado extremamente especial para mim, foi repleto de boas energias! E quando a comilança é feita com alimentos naturais e feitos com amor e carinho com amigos de caminhada, não faz mal algum!! Obrigada por esse dia e pelo aprendizado Sumaya! Namastê!

    ResponderExcluir
  4. A oficina de alimentação, deliciosamente ministrada pela professora Sumaya, nos mostra que o que parece impossível para aqueles que vivem em grandes cidades hoje em dia é sim possível: ter uma alimentação consciente, saudável e natural. Tendo em mente que o que comemos é literalmente e subjetivamente parte constitutiva do que somos, percebemos a importância de uma proposta que tenha como intenção equilibrar nossos pensamentos e intenções com as nossas ações - nesse caso, ações de consumo e de escolha, que definem nossa alimentação.
    A partir do princípio da não-violência dirigido tanto a nós mesmos quanto a todos os seres vivos, podemos perceber que uma alimentação vegetariana, simples em sua essência e o mais próxima possível do natural é o foco que devemos ter quando nos propomos a ter um estilo de vida que coexista de maneira harmônica com este organismo maior dentro do qual estamos inseridos e que ajudamos a configurar, ao mesmo tempo em que somos por ele configurados.
    A proposta de produzir e ingerir aquilo que a terra nos fornece, de preferência aquilo que é produzido perto de nós e através de processos que sejam justos constitui-se em um bom inicio rumo à transformação pessoal, que é capaz de engendrar transformações ao nosso redor, tendo em vista que estamos todos conectados. Desta forma, assumir uma atitude responsável e consciente em relação à alimentação e ao consumo em geral, é também assumir um compromisso com um presente e com um futuro onde as interações se dêem de maneira mais justa e harmônica.
    Agradeço pela oportunidade de participar dessa oficina e espero que tenhamos mais encontros como este.

    Namastê.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...